Construção civil enfrenta desafios enquanto aguarda a retomada do crescimento

O prolongamento da crise econômica e política vivenciada no Brasil  tem sido o maior desafio para os que buscam empreender no País. Na construção civil não é diferente. Empreendimentos ícones apresentados no seminário   “Casos de Obras com Desafios e Inovações”, promovido pelo Sinduscon-RS no dia 26 de setembro,  demonstraram a superação das incorporadoras e construtoras na tentativa de manter a dinâmica no mercado e até comemorar sucessos apesar de um ambiente hostil ao negócio.  “Os cases apresentados neste evento (o AQWA Corporate/RJ); Cidade Matarazzo/SP); WRK Liberdade e Winner Leopoldina/SP; Pontal/POA), demonstram que, os  brasileiros são capazes de realizar empreendimentos com grande engenharia, afirmou a consultora da NGI, Maria Angelica Covelo Silva, que coordenou os trabalhos. Ao mesmo tempo faz um alerta: “porém o conceito de engenharia está mudando, exigindo mais conhecimento do trabalhador, fornecedor,  empresários e universo acadêmico, que devem atuar de forma integrada, para a busca de soluções, visando contribuir para a oferta de produtos de excelência à sociedade, com produtividade e desempenho”.

Educação e conhecimento também é uma preocupação dos palestrantes do seminário. “Estamos enfrentando um sério problema de carência de profissionais qualificados, desde o ensino básico, técnico até o de engenharia. “O acesso a inovações em gestão, sistemas construtivos, ferramentas modernas e atuais como o BIM por exemplo, deve ser estendido a todo o mercado. A crise econômica tem freado a ampliação deste conhecimento até mesmo desestruturando o mercado da construção. Esta realidade é preocupante diante da retomada da economia”, reforçou  o diretor da HTB Engenharia, Roberto Paiva de Almeida, reforçando a necessidade de se pensar desde agora em investimento em educação e qualificação profissional.

Demonstrando que mesmo limitado pelos efeitos da crise, o setor tem feito a sua parte, o diretor de construção do empreendimento Boulevard Matarazzo, uma realização do Groupe Allard, Maurício Linn Bianchi lembra que, independente do porte de qualquer empreendimento ou negócio, a palavra chave do momento é assertividade. “Para se manterem no mercado de forma competitiva, as empresas têm que investir em pesquisas; entender as necessidades do cliente; conhecer o mercado e pensar o produto, desde a sua concepção ( projeto) até sua execução, objetivando o melhor desempenho”, salienta.

Para o diretor da Lucio Engenharia, Roberto Augusto Clara, a instabilidade econômica afeta  o desempenho da engenharia, trazendo insegurança em investimentos e decisões de futuros negócios.  Serve de alento, o fato de que o Brasil está inteiro para ser construído. É preciso que toda a energia que se tem no País seja, sim,  canalizada para o progresso. Quanto ao setor da construção civil especificamente, para Roberto Clara o sucesso surge do trabalho em conjunto com um planejamento e execução bem feitos e  cum uma contratação de empresas fornecedoras adequadas. “E mesmo assim os problemas surgem e tem que ser bem gerenciados, o que implica em investimento muito pesado em  supervisão e engenharia, concluiu.

O Seminário “Casos de Obras com Desafios e Inovações” foi realizado na sede do Sinduscon-RS. O evento foi patrocinado pela Coopercon-RS, Fiergs/Senai, Arcelor Mittal, CDA Metais e Guardian Glass.

Registros

Deixe seu comentário