Alemães apresentam de forma inédita nova tecnologia no Sinduscon-RS

De forma inédita especialistas alemães apresentaram no Brasil, durante reunião almoço aberta da CII/Sinduscon-RS, os resultados de uma pesquisa envolvendo Concreto Textil. Os engenheiros da empresa Solidian, Roland Karle e Christian Kulas detalharam a nova tecnologia que vem sendo estudada e já implementada em situações pontuais na Alemanha, com resultados significativos para a construção civil. O Concreto Armado Têxtil substitui a armadura de aço no concreto, trazendo benefícios como: ausência total de corrosão, maior durabilidade, flexibilidade, resistência, agilidade em processos e redução de carga em fundações. Sua aplicação vem sendo testada na reabilitação de edificações, edificações moduladas, passarelas e painéis de fachadas, com a metade da espessura utilizada pelo concreto tradicional.

A nova tecnologia ainda não está regrada por normas, mas na Europa os ensaios originados pela pesquisa vêm sendo considerados.

Os engenheiros Christian Kulas e Roland Karle apresentaram os projetos de utilização do seu concreto têxtil para a construção de uma passarela no Campus do Vale, ligando a comunidade presente às paradas de ônibus da região. A tecnologia seria fornecida pela empresa alemã, enquanto o projeto seria desenvolvido pelos alunos de engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que estaria liderando a nova tecnologia no Brasil.

Participaram da reunião-almoço da CII/Sinduscon-RS, no dia 14 de abril, construtores, incorporadores, arquitetos, engenheiros, representantes de universidades gaúchas e secretários e técnicos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA). Na oportunidade foi apresentado um trabalho da Comissão de elaboração de propostas para contribuir no processo de agilização do tramite de projetos de edificações no novo sistema eletrônico implementado recentemente pela PMPA. A iniciativa contemplará a elaboração de um Manual, apresentando o passo a passo do processo, com o objetivo de reduzir retrabalhos.

 

Leia Também

Deixe seu comentário