Centro de Formação profissional Senai amplia serviços para construção civil no RS

Em apenas dois anos (2014 a 2015) o Centro de Formação Profissional SENAI da Construção Civil realizou 41 cursos nas áreas de aprendizagem, profissionalização e qualificação, atingindo 2.200 matrículas. Os temas são variados, envolvendo todas as etapas de construção (alvenaria estrutural, gesso acartonado, pintor de obras, carpintaria, instalações hidráulica e elétrica), bem como temas nas áreas de segurança do trabalho, tecnologia da informação, legislações trabalhistas, interpretação de projeto arquitetônico, empreendedorismo e educação ambiental.  Obviamente que as novidades não param por aí, a instituição lançou este ano o curso de automação residencial e predial e está com tratativas para implementar o curso de montagem de elevadores e tranquilamente poderá desenvolver novas modalidades como de colocação de esquadrias, processos de impermeabilização entre outros, dependendo apenas da existência de demandas. O gerente de Operações da FIEGS/SENAI, Fabiano Prato Rath, afirma que o Centro de Formação está operando aquém de sua capacidade, tendo todas as condições para a criação de novos produtos.  O executivo coloca-se à disposição dos associados do Sinduscon-RS para, pessoalmente, em visita às empresas, explicar os produtos existentes e conversar sobre necessidades ainda não atendidas. Os agendamentos podem ser efetuados pelo e-mail: rath@senairs.org.br.

Menor Aprendiz
O Centro de Formação Profissional SENAI da Construção Civil conta com 80 alunos contratados e indicados pelas indústrias através do programa Jovem Aprendiz Industrial. Porém há possibilidade do preenchimento de mais 120 vagas, que podem ser ocupadas através das cotas das Empresas da Construção Civil. Assim, ao mesmo tempo em que as construtoras e incorporadoras atendem as exigências  da legislação da Lei do Menor Aprendiz, contribuem para a formação de futuros profissionais na atividade.  Mas fiquem atentos: encaminhem as indicações dos jovens, que podem ser familiares de seus colaboradores,  ao SENAI com a Carta de Indicação do aprendiz para que ele realize a matrícula nos cursos da Escola da Construção Civil.

Laboratório de Construção Civil
A nova Unidade está localizada nas instalações do Centro de Formação Profissional SENAI da Construção Civil (Avenida Jaime Vignoli, 693 – Bairro Anchieta – Porto Alegre). O Laboratório de Construção Civil realiza ensaios de telhas, blocos cerâmicos e de concreto, todos creditados pelo Inmetro. Nos serviços estão contempladas visitas às obras para o recolhimento de corpo de provas. Os resultados podem ser obtidos entre 7 a 28 dias, dependendo da natureza do material.

Leia Também

Deixe seu comentário