Fórum BIM retoma atividades em evento de sucesso
Ontem (30/08) foi realizado no Teatro do Sinduscon-RS o lançamento da Edição 2022 do Fórum BIM. O evento promoveu um debate com a participação dos convidados especiais Gustavo Navarro, diretor de engenharia da Cyrela, e Rubem Piccoli, diretor de engenharia da Melnick. Os mediadores foram os integrantes do Comitê Gestor do Fórum BIM, Crystopher Schroeder e Vitor Fonseca.
A entrada do BIM, que traduzido ao português quer dizer “Modelagem de Informação da Construção”, na opinião de Navarro é um caminho sem volta, cujos resultados não acontecem de forma imediata. “É um processo longo que requer investimento em equipamento e treinamento; envolve ações de médio e longo prazo e mudança de cultura. Os benefícios são graduais e imensuráveis no tempo, principalmente em produtividade e assertividade”, disse.
Piccoli ressalta a utilização da ferramenta ainda de forma mais interna. “Para uma aplicação mais ampla há muitos desafios a serem superados. Segundo ele, predomina no País uma construção artesanal. “Um impulsionamento da industrialização no setor traria mais ganhos na utilização desta ferramenta”, salienta Piccoli que também aponta outros gargalos como a integração com todos os participes na compatibilização de projetos no processo do planejamento de uma edificação e até mesmo a ausência da padronização de alguns itens utilizados na construção e controle dos mesmos em softwares BIM . Neste sentido destaca o Fórum como um palco para discutir estas questões, “pois torna-se uma oportunidade de troca de informações de forma colaborativas, aberta e transparente entre as empresas, gerando benefícios para todo o setor”, conceitua Piccoli.
A COMAT+S
O vice-presidente e coordenador da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade, Produtividade e Sustentabilidade (COMAT+S) do Sinduscon-RS, Roberto Sukster, abriu o evento abordando os propósitos da Comissão. “Prioritariamente, promovemos ações com foco em inovação e transmissão de conhecimento à cadeia produtiva da Construção, seja por meio de eventos ou debates. Porém os fóruns promovidos pela Entidade em parceria com universidades têm se mostrado um formato muito eficiente, uma vez que prioriza a troca de experiência e boas práticas entre as empresas e o mundo acadêmico.
O Fórum BIM
Iniciativa do Sinduscon-RS com o apoio da PUCRS, o Fórum Bim iniciou em 2019, com o objetivo principal de acelerar a implementação de processos de construção virtual. O arquiteto Bruno Giugliani da PUCRS, que integra o Comitê Gestor, relatou algumas ações promovidas como a realização de encontros com personalidade de renome nacional e internacional, visitas técnicas e missões internacionais e internacionais e a criação de documentos, protocolos, mapas de processos que resultaram em acervos disponibilizados no site http://www.forumbimrs.com.br/.
Na sequencia do evento de hoje, estão previstos mais três encontros (29/09; 27/10 e 24/11), porém fechados as empresas e profissionais associados ao Sinduscon-RS com adesão ao Fórum BIM. Interessados podem ser inscrever no projeto pelo no endereço http://www.forumbimrs.com.br/area/cadastro.