Plano Diretor: porto-alegrenses participam de oficinas

Moradores da Região de Planejamento – RP 1 (Centro Histórico) participaram no dia 31 de outubro, da Oficina Temática – Territorial de revisão do Plano Diretor, que ocorreu na Câmara Municipal. Os  trabalhos foram abertos pelo  o secretário Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Germano Bremm, que explicou os retornos a cada RPs com oficinas devolutivas num segundo momento do processo.

A coordenadora de Planejamento Urbano, arquiteta Ada Schwartz, que conduziu os trabalhos, complementou explicando que o encontro integra a fase de diagnóstico da revisão.

Após o trabalho com mapas, o conselheiro da RP 1, Felisberto Seabra, destacou que a região é privilegiada e diversificada, com pontos de interesse ambiental, cultural e histórico relevantes. No encontro para moradores dos bairros Floresta, Centro Histórico, Auxiliadora, Moinhos de Vento, Independência, Bom Fim, Rio Branco, Mont’ Serrat, Bela Vista, Farroupilha, Santana, Petrópolis, Santa Cecília, Jardim Botânico, Praia de Belas, Cidade Baixa, Menino Deus e Azenha foram apontados entre os temas prioritários: drenagem, mobilidade (acessibilidade, ciclovias e fluxo), questões habitacionais e sociais (áreas ociosas, prédios abandonados, moradias no Centro Histórico, moradias populares e moradores em situação de rua), segurança e gestão de resíduos.

No mesmo dia mais de 80 pessoas lotaram o salão da igreja Santa Rosa de Lima, no bairro Rubem Berta  contemplando as discussões sobre a Região de Planejamento – RP 3 (Norte e Eixo Baltazar). As duas regiões, que correspondem à 8,65% do território de Porto Alegre, incluem os bairros Sarandi, Rubem Berta, Passo das Pedras, Santa Rosa de Lima, Parque Santa Fé, Costa e Silva, Jardim Leopoldina e Jardim Itu. Os temas prioritários identificados pelos moradores foram ocupações irregulares (regularização fundiária), equipamentos de saúde, alagamentos (saneamento) e segurança.

No dia 9 de novembro, ocorrerá a última oficina da primeira rodada, na região das Ilhas, das 8h30 às 12h, no Salão Paroquial da Associação Nossa Senhora da Boa Viagem (rua Capitão Coelho, 300 – Ilha da Pintada).A segunda rodada será feita a partir de novembro e passará também pelas oito regiões de planejamento. Assim como ocorreu na primeira fase, o cronograma será definido pela Smams em parceria com os representantes das RPs do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA).

Leia Também

Deixe seu comentário