Nova Diretoria do Sinduscon-RS é empossada em cerimônia de comemoração dos 70 anos da Entidade

[smartslider3 slider=24]

O Sinduscon-RS empossou no dia 28 de outubro a sua nova Diretoria para o biênio 2019/2021 em solenidade realizada às 20h na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. O eng. Aquiles Dal Molin que permanecerá na presidência da Entidade para uma segunda gestão consecutiva, comemorou com cerca de 400 convidados, os 70 anos do Sindicato, completados no dia 15 de outubro. O Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, deu posse oficial aos novos dirigentes. Prestigiaram a solenidade autoridades, deputados, vereadores, líderes de classe empresarial e dos trabalhadores e empresários da construção.
O presidente reeleito Aquiles Dal Molin Junior se pronunciou de forma otimista com relação aos próximos anos. “Assim como outros setores econômicos, amargamos os efeitos desta crise, a mais prolongada e profunda que se tem lembrança. Porém, Projetamos um cenário positivo para o ano 2020 e melhor ainda para 2021”. Ao mesmo tempo alerta que a concretização da retomada “dependerá dos resultados das reformas estruturantes protagonizadas pelo governo federal e pelo Congresso Nacional, tanto pelo equilíbrio nas contas públicas, como pela atração do capital estrangeiro, que deverá dinamizar a nossa economia”.
Entre fatores que justificam a confiança na recuperação da construção civil o dirigente citou como mais relevantes a Taxa Selic que apresenta o menor percentual de sua série histórica, a redução de juros para financiamentos imobiliários e a inflação controlada em nível baixo. Porém nas entrevistas com a imprensa apontou como um obstáculo a ser vencido a burocracia nos licenciamentos. “Continuaremos pressionando o poder público a buscar mais celeridade nos processos, principalmente, no caso da prefeitura de Porto Alegre”.

Os 70 anos
Na comemoração dos 70 anos da Entidade, o presidente Aquiles Dal Molin, saudou os ex-presidentes do Sindicato presentes: Sergio Sant’Ana Pegoraro, Zalmir Chwartzmann, Paulo Vanzetto Garcia, Ricardo Sessegolo e “o guru do setor, o deputado constituinte Luis Roberto Ponte”. “O Sinduscon-RS comemora o reconhecimento da sociedade, que percebe o setor da construção civil como o propulsor do desenvolvimento econômico e social do país”, concluiu.

Governador Eduardo Leite
Em seu discurso, o Governador Eduardo Leite buscou ressaltar a importância da atividade da construção civil para o desenvolvimento e apontou um dos objetivos principais da sua gestão. “Temos de valorizar quem empreende na construção civil, injetando empregos na veia do Estado e viabilizando ambiente para que o RS cresça e se desenvolva. O governo do Estado tem trabalhado fortemente para atrair oportunidades”. Leite aproveitou para reforçar que o RS vem trabalhando, entre outras ações, para reduzir a burocracia e os custos logísticos e tributários. “Com as reformas que estamos implantando, de estrutura da máquina pública e do código ambiental, vamos procurar reduzir impostos e o custo do próprio Estado. Estamos aqui para cumprimentar quem empreende, estimulá-los, e dizer que o melhor do RS é o que vem pela frente”, garantiu

Presidente da Caixa Pedro Guimarães
O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, iniciou seu discurso afirmando que a Caixa continuará surpreendendo o mercado com boas notícias. Quarta-feira será um dia em que a instituição continuará o processo de revolução do cenário do crédito imobiliário. Guimarães salientou a superação de expectativas com os resultados dos financiamentos pelo IPCA. O que era projetado para um ano (R$ 10 bilhões) foi realizado em 50 dias.

Show do Sindusom
A Solenidade encerrou com uma apresentação do Sindusom, um grupo criado a partir do Projeto Construção Cultural, uma iniciativa do Sinduscon-RS, que se destaca pela longevidade e apoio ao cenário de artistas emergentes e consagrados da música popular do Rio Grande do Sul.
Foram mais de 60 apresentações em seis anos. Os shows no Teatro Sinduscon-RS, sob a curadoria de Mathias Behrends Pinto, acontecem em todas as últimas quintas de cada mês, entre março e dezembro, com entrada franca.
O Grupo Sindusom é formado por engenheiros associados do Sinduscon-RS como Marcelo Moises(Clarinete), Zalmir Chwartzmann (Percussão) e Augusto César Franarin (Saxofone) e músicos profissionais, como Mathias Behrends Pinto (Bandolim), Rafa 16 (Violão), Thayan Martins (Pandeiro), Pamela Amaro (percussão) e Fabio Azevedo (Cavaquinho).

 

 

Leia Também

Deixe seu comentário