Sinduscon-RS marcou presença na 23ª Construsul promovendo palestras

 Sinduscon-RS marcou presença na 23ª Construsul promovendo palestras

No dia 3 de agosto, mais de 100 pessoas prestigiaram a palestra promovida pelo Sinduscon-RS, por meio da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade, Produtividade e Sustentabilidade (COMAT+S), sob a coordenação do vice-presidente Roberto Sukster.

No evento, foram apresentadas ações pioneiras da Entidade em parceria com universidades gaúchas como a PUCRS, UFRGS e Unisinos. São Fóruns que objetivam conectar o setor, com suas necessidades e “dores”, ao conhecimento acadêmico na busca do desenvolvimento de soluções, com resultados que já se mostram surpreendentes e eficazes na inovação e melhoria do desempenho do setor, segundo Roberto Sukster.

O Fórum de Inovação e Desempenho na Construção Civil, criado em 2015 foi apresentado pelo engenheiro Bernardo Fonseca Tutikian do Instituto Tecnológico de Desempenho e Construção Civil – itt Performance da Unisinos, que relatou oito anos de encontros, viagens, trocas de conhecimentos, pesquisas, experiências.

Atualmente são 19 empresas, duscutem e interagem em ações de ensaios e estudos envolvendo temas como acessibilidade, desempenho térmico e estruturas de concreto armado com alvenarias e revestimentos, selagem corta-foto, fissuras em edifícios, instalações hidrossanitárias, argamassa estabilizada, sempre com foco em manifestações patológicas e/ou inovação de técnicas construtivas e gestão de obras.

No segundo momento, o engenheiro Carlos T. Formoso, PhD, Professor do NORIE/UFRGS, abordou o Fórum de Transferência Tecnológica e Capacitação, cujo o principal objetivo é transformar as necessidades das empresas em estudos científicos ou soluções através das teses, dissertações e TCCs desenvolvidas no mundo acadêmico da UFRGS.

Destacou entre as ações desenvolvidas pelo Fórum os cursos. O primeiro intitulado “Programa Capacitação em Planejamento e Controle da Produção com base na Lean construction e BIM” envolveu 16 empresas da construção gaúcha e foi um sucesso, tendo continuidade com estudos desenvolvidos entre empresas e universidades, atendendo às necessidades e interesses específicos.

Destacou as inscrições para o próximo, o Curso de Extensão “Sistemas de fachadas: tecnologia, desempenho e execução de obra”, que realizado no período de 12 de agosto a 3 de dezembro, com uma carga horária de 60 horas, contando com a participação de professores consagrados no mercado. Com o apoio do Senai, o curso está sendo oferecido com valores especiais e conta com o certificado da UFRGS. “Teve origem nas discussões sobre as patologias enfrentadas pelo mercado e das possibilidades de novas tecnologias.

A última palestra foi desenvolvida pelo arquiteto Bruno Giugliani da PUCRS. Apresentou o Fórum BIM, iniciado em 2019 visando acelerar a implementação dos processos de construção virtual (VDC-BIM) na construção civil do Estado, contanto com a participação de mais de 20 empresas associadas ao Sinduscon-RS. Entre as principais ações destacam-se a realização de encontros com personalidade de renome nacional e internacional para discutir o uso e implementação do BIM, a criação de documentos, protocolos, mapas de processos que resultaram em acervos disponibilizados no site http://www.forumbimrs.com.br/.

Um novo comitê gestor, formado com representantes do Sinduscon-RS e PUCRS, para a temporada 2022/2023, tem discutido ações com base em três pilares (encontros, dedicação continuada e prática com experimentação em BIM). O primeiro encontro já está programado para 30 de agosto, um happy hour com a participação das empresas do setor interessadas em se engajar no Fórum e universo do BIM.

O evento na Construsul finalizou com um coquetel para promoção de networking entre os participantes. Roberto Sukster, coordenador da Comat/Sinduscon-RS destacou que interessados em participar dos Fóruns desenvolvidos em parceria com as universidades podem fazer contato pelo e-mail diretoria@sinduscon-rs.com.br.

Deixe seu comentário