Sustentabilidade na construção foi tema de seminário no Sinduscon-RS
Em dezembro de 2022, foi publicado o Decreto 21.789, que regulamenta o Programa de Premiação e Certificação em Sustentabilidade Ambiental de Porto Alegre. Até 27 de setembro, a Secretaria do meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (SMAMUS) registrou a entrada de 63 requisições e 57 certificados emitidos, sendo que desse universo 76,7% atingiram a classificação de diamante, 14% ouro, 3,5% prata e 1,7% bronze. Os números foram apresentados pela diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade da SMAMUS, Rovana Reale Bortolini durante o seminário “Sustentabilidade na Construção Civil” realizado na sede do Sinduscon-RS hoje (19.10). Na oportunidade, arquitetos, projetistas, incorporadores e construtores esclareceram dúvidas e apresentaram propostas que farão parte do processo de melhorias no processo que devem ser oficializadas com futuras reedições do Decreto.
Também presente no evento, o diretor da da Cardim Arquitetura Paisagística (SP), Ricardo Cardim, durante sua palestra “Paisagismo sustentável para o Brasil – Integrando natureza e humanidade no século XXI, ressaltou a importância do paisagismo nas edificações e espaços públicos. “O paisagismo deve ir além da decoração. Deve ser multifuncional e sustentável; para uso humano e da biodiversidade nativa. Ser uma ferramenta de educação e conservação de ecossistemas naturais”, disse.
A utilização do paisagismo a partir das plantas e árvores nativas nativas foi demonstrada na prática a partir da apresentação de projetos realizados com a assinatura de seu escritórios em áreas privadas e públicas de São Paulo.
Na sequência, o sócio da Capitânia Renato Turquenitch, acompanhada da arquiteta acreditada do Green Bulding Council, Mauren Neutzling, apresentaram detalhes do Idea Bagé (Petrópolis -Porto Alegre), o primeiro empreendimento no Brasil que Dezembro de 2022 recebeu a Certificação GCB Condomínio Platina, sendo reconhecido no G20 como um dos 100 prédios sustentáveis icônicos no mundo.
O vice-presidente do Sinduscon-RS, Roberto Sukster, durante a abertura do evento, reforço a entrada da sustentabilidade como um tema prioritário do Sindicato, o que justifica o ganho de uma letra a mais na Comissão que coordena – Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade, Produtividade e Sustentabilidade (COMAT+S). Esta foi a primeira ação da comissão. Mas haverá muitas outras, afirmou ao agradecer os palestrantes, patrocinadores, apoiadores e participantes presentes.
O seminário “Sustentabilidade na Construção Civil – Cenários, práticas e incentivos legais” foi uma promoção do Sinduscon-RS, que contou com o patrocínio da Arkos, Jasmin Plantas ornamentais, Ponto Verde Paisagismo e Power Lume e com o apoio da Asbea-RS e Senai.
Apresentações
Rovana Reale Bortolli
Lisandra Theil
Renato Turquenitch
Mauren Neutzling
Sinduscon-RS na mídia