Valorização da engenharia supera os desafios do ensino a distância

 Valorização da engenharia supera os desafios do ensino a distância

Deguste gratuitamente 7 dias do curso! – Inscreva-se aqui!

Ganha força o movimento de Valorização da Engenharia, iniciado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com apoio do Sistema Confea/Crea, na linha da educação continuada, da certificação profissional e de cursos de especialização online, base dos cursos da Plataforma Coursera, com formação por competências (skills). A nova parceria da CBIC com a E2D 500 contempla as 200 melhores universidades do mundo e mais de 5 mil cursos em diferentes áreas do conhecimento.

O grande diferencial da plataforma está relacionado à sua proposta de curadoria, mentoria e tutoria. Ao fazer a curadoria, a E2D 500 seleciona cursos que estão disponíveis e alinhados às demandas brasileiras e podem ser uma inovação no Brasil.

Em função da mentoria, liderada pelos professores curadores, Aécio Lira, Vagner Cavenaghi e Waldomiro Loyolla, os cursos da plataforma Coursera podem ser acompanhados no idioma português. O acompanhamento tem como finalidade:

Gestão e liderança visando o devido engajamento dos alunos;
Entendimento dos aspectos dos princípios pedagógicos;
Aquisição de habilidades e competências, para a garantia e busca das oportunidades profissionais;Discussões, workshops, zoom “lives”, sobre o mundo 4.0;
Perspectivas estratégicas do Curso.

Já as atividades de curadoria e tutoria (aspectos técnicos de cada disciplina), contam com o apoio de especialistas das várias áreas do conhecimento e respectivas competências a serem adquiridas em comunicação, marketing, finanças, RH, princípios de tecnologia, ferramentas de tecnologia, matemática e estatística.

Outro diferencial da E2D500 é a tutoria, que não é comum na plataforma global Coursera. O aluno pode, inclusive, mediante agendamento, ligar para o tutor e para o coordenador para tirar dúvidas. “A tutoria funciona numa relação mista de ensino digital, da educação digital, com a figura do professor/monitor da escola presencial e, bem executada, diminui a evasão”, menciona Cavenaghi.

No próximo dia 26 de março, a plataforma dará início ao curso EAD (Ensino a Distância) de Gestão de Edificações e Obras de Infraestrutura, com uma degustação gratuita de sete dias para os que se inscreverem imediatamente. Garanta já sua vaga!

Além disso, na plataforma já estão previstas “coleções” de cursos curtos (“sementes”), médios (aperfeiçoamento/certificação) e longos (de especialização), nos eixos de:

Sustentabilidade Empresarial
Internet das Coisas
Cidades Inteligentes e Sustentáveis
Inteligência de Dados
Tecnologia da Informação
Tecnologia BIM

A iniciativa integra os projetos de ‘Inovação’ e de ‘Valorização da Engenharia’ da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da CBIC e atende às demandas do setor de avançar na capacitação e qualificação dos profissionais com ferramentas do mundo 4.0.

Deixe seu comentário