CBIC lançará curso à distância sobre ética e compliance

A CBIC lançará curso à distância sobre ética e complianceA Câmara Brasileira da Indústria da Construção dará início este ano a mais uma iniciativa para disseminar uma cultura de integridade no setor. Durante o 91º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) – que ocorre de 15 a 17 de maio, no Rio de Janeiro -, será lançado um curso de ensino a distância (EaD) sobre ética e compliance para empresas. No dia 17 de abril, integrantes da entidade participaram de capacitação sobre a plataforma a ser utilizada para as aulas.

O curso é um projeto da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC. O título é “Ética e Compliance na Indústria da Construção: transformando valores em ações”. Os módulos a serem abordados incluem noções de assuntos como legislação anticorrupção, governança, e avaliação de riscos.

O material será disponibilizado para sindicatos e associações do setor que já tenham participado do Seminário de Ética & Compliance da CBIC, e do curso semipresencial sobre o assunto promovido pela entidade. Depois, as instituições poderão aplicar a capacitação EaD com suas empresas associadas.

A ideia é ajudar a fortalecer a imagem do setor e promover boas práticas na área de ética e integridade. “Passamos por uma primeira fase de conscientização sobre a importância do assunto, e por uma segunda etapa de capacitar os sindicatos. Agora, vamos ampliar para os empresários também”, explica a vice-presidente da área de Responsabilidade Social da CBIC, Ana Cláudia Gomes.

A capacitação de hoje focou em aspectos técnicos e pedagógicos. O especialista em ensino a distância Tiberio César Bravim apresentou a plataforma utilizada para modelar o curso à distância e explicou como os recursos funcionam. Também deu dicas sobre como estruturar os textos publicados no sistema, como gerenciar os fóruns de discussão com os alunos, e as regras de etiqueta que devem ser seguidas.

“As principais dicas para os tutores são ter presença no ambiente, ser capacitado, conhecer o conteúdo, estar disponível e ter empatia com os alunos”, recomenda Bravim, que será um dos tutores do curso.

As aulas EaD foram adaptadas a partir dos conteúdos do curso semi presencial para entidades do setor, ministrado pelo consultor da CBIC Fábio Risério, que também será um dos tutores da versão à distância. “A expectativa do curso é de levar conhecimento para as empresas da indústria da construção de uma forma que, independente do tamanho e do local, os programas de integridade possam ser implementados de forma prática”, afirma.

A ação faz parte do projeto da CBIC “Ética e Compliance”, correalizado com o Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

Leia Também

Deixe seu comentário