Sinduscon-RS apoia restauro no Monumento à Literatura no centro de Porto Alegre
O Sinduscon-RS e a Prefeitura de Porto Alegre/ Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), firmam mais um parceria na preservação da cultura da capital gaúcha. Por meio do Projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico, o Sinduscon-RS apoiou o restauro do Livro do Monumento à Literatura, mais conhecido como o Monumento a Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana. Considerado uma importante parte da obra, o livro segurado por Carlos Drummond foi furtado em 2015.
No dia 7 de outubro, das 9h até às 12h o escultor responsável pelo processo de restauração, Mario Cladera, estará na Praça da Alfândega para recolocação da peça no monumento. Também marcará presença no local a co-autora do Monumento, que prestou assessoria na revitalização do livro, Eloisa Tregnago.
O Monumento à Literatura – Monumento a Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana
A obra é constituída de 3 peças de bronze: um banco e duas figuras humanas, uma em pé (representando o poeta Carlos Drummond de Andrade) e outra sentada (representando o poeta Mário Quintana). Foi realizada pelo escultor Xico Stockinger em co-autoria de Eloisa Tregnago. As peças foram primeiramente modeladas no ateliê de Stockinger em barro para posteriormente serem feitas as fôrmas que por fim foram encaminhadas para fundição em São Paulo. A obra foi uma encomenda da Câmara Riograndense do Livro para a 47ª Feira do Livro de Porto Alegre, sendo inaugurada em 26 de outubro de 2001 no canteiro central da Praça da Alfândega, localizada no centro Histórico de Porto Alegre, onde permanece até hoje.