Melo trata de financiamentos de habitação com ministro das Cidades
O prefeito Sebastião Melo reuniu-se em Brasília no dia 19 de abril, com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, para tratar sobre os financiamentos do sistema de transporte coletivo, regularização fundiária e Marco Regulatório do saneamento básico.
Na oportunidade foi abordada a garantia da continuidade de programas habitacionais parceirizados com o governo federal e que garantam o acesso da população vulnerável à moradia digna na Capital. São projetos que contemplam a construção de empreendimentos para famílias que vivem em alta situação de risco no Arroio Cavalhada, que vivem de aluguel social e precisam ser reassentadas após as obras de ampliação da avenida Tronco.
Acompanhado do secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, e do coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Evaldo Rodrigues Júnior, Melo também ressaltou a necessidade de se retomar a conclusão da segunda ponte do Guaíba, no caminho da Arena do Grêmio ao Centro. A primeira etapa da obra foi inaugurada em 2020 e, atualmente, cerca de 700 famílias ainda estão na região aguardando reassentamento.
Melo ainda trouxe ao conhecimento do ministro a intenção do Município em parceirizar parcialmente o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Ele ressaltou a importância da modelagem que está sendo elaborada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que as metas estipuladas pelo Marco Regulatório do saneamento básico sejam atingidas. As novas regras estabelecem metas de atendimento de 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgotos até 2033. (Fonte: PMPA)