A elevada taxa de juros afeta o desempenho do mercado imobiliário de Porto Alegre
Na última reunião almoço do Sinduscon-RS realizada no dia 12 de dezembro foi apresentado o desempenho do mercado imobiliário de Porto Alegre, com base nos dados da pesquisa Panorama do Mercado Imobiliário, realizada por meio de parceria firmada entre Sinduscon-RS, Alphaplan Inteligência em Pesquisa e Órulo. O palestrante da reunião, o sócio diretor da Alphaplan, Tiago Jung Dias, apontou que o disparo da inflação a partir de 2020 e os sistemáticos aumentos da taxa de juros aumentaram as dificuldades de consumo e o ímpeto de investimento empresarial no segmento imobiliário, que deverá fechar 2023 com um resultado negativo, tanto em números de unidade como em VGV (Valor Geral de Vendas), em relação ao ano passado.
Segundo dados da Pesquisa Panorama do Mercado Imobiliário fechados em outubro de 2023 em comparação a igual período de 2022, a queda no número de unidades vendidas (4.043) foi de 11% e em VGV (R$ 3,9 bi) foi de um queda de 7%.
No acumulado de 2023 (até outubro), foram lançadas 2.524 unidades, uma retração de 32% comparada com igual período de 2022. Em termos de VGV (R$ 2,46 bi), esta taxa de redução no desempenho é menor (-17%).
“Um 2024 com números positivos dependeria de reforçadas quedas na taxa de juros e manutenção do nível de inflação anual em torno de 3.7 a 4.5”, afirma Dias.
Importante ressaltar que o Panorama do Mercado Imobiliário, divulgado para o mercado a partir de 2020 não contempla imóveis do Programa de habitação de Interesse Social (MCMV).
Após a explanação, o presidente do Sinduscon-RS Claudio Teitelbaum apresentou um desafio aos participantes da reunião. “O mercado precisa vender valor agregado e não atuar de forma a diminuir ainda mais as margens de lucro das empresas, com negociações muito próximas do custo da obra”, disse. Colocou o Sindicato a disposição dos incorporadores e imobiliárias para a promoção conjunta de cursos/treinamentos de capacitação no sentido de definir argumentos visando a sensibilização do cliente quanto ao real valor do bem que está adquirindo, atingindo-se, assim uma negociação justa a todos”.
Apresentação do Panorama do Mercado Imobiliário – 12 meses até outubro 2023
Projeto Inteligência de Mercado na Construção Civil
Durante o evento foi apresentado pelo vice-presidente do Sinduscon-RS, Rafael Garcia, mudanças na forma de exposição dos dados do Panorama do Mercado Imobiliário. A partir da próxima semana estará disponível no site do Sinduscon-RS a primeira etapa de um processo contínuo de apresentação dos dados da pesquisa. Um ambiente virtual que servirá tanto como depositário dos dados e informações como também de inteligência de negócios. A nova ferramenta tem o apoio da Fiergs e Sebrae, por meio do programa de apoio a projetos sindicais. Foram convidados para reunião micro e pequenas empresas que aderiram formalmente a esta ação que beneficia toda a cadeia produtiva da construção civil em decisões estratégicas.
O Banrisul, a Gerdau e Sulgás são patrocinadores institucionais do Sinduscon-RS e o evento do dia 12 de dezembro contou com o apoio da Alphaplan Inteligência em pesquisa, da Órulo e da Fiergs e Sebrae.