PIB-RS para 2024 confirma o desempenho positivo da construção gaúcha em 3,5%

Foto: Maurício Tonetto/Secom
O setor da Construção Civil teve um desempenho destacado em 2024, registrando um crescimento de 3,5%. No Brasil, a atividade da construção apresentou um desempenho de 4,3%. Os números foram apresentados no dia 3 de abril pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).
Na comparação entre o 4º trimestre de 2024 sobre o trimestre anterior, o desempenho da construção gaúcha acompanhou o desempenho da construção nacional (2,5%). Já quando a comparação é entre o 4º trimestre de 2024 sobre o mesmo trimestre do ano anterior o setor no RS foi superior (5,7% contra 5,1%).
O crescimento da construção no RS teve impactos significativos na geração de empregos formais. No total, foram criados 6.794 novos postos de trabalho, registrando-se em dezembro de 2024 um total de 138,9 mil trabalhadores com carteira assinada na atividade no Estado.
Economia Nacional e Gaúcha
Impulsionado pela recuperação da agropecuária, a economia do Rio Grande do Sul cresceu 4,9% em 2024, acima dos 3,4% registrados no Brasil. Os números do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado mostram que os resultados do campo, com alta de 35% na comparação com o ano anterior, favoreceram diretamente o crescimento. No caso dos outros dois grandes segmentos da economia, os serviços tiveram alta de 3,5%, enquanto a indústria apresentou oscilação de -0,4% no mesmo período.