Construção gaúcha cresce 3,4% no terceiro trimestre de 2021
O Produto Interno Bruto da Construção Civil no Rio Grande do Sul cresceu 3,4% no terceiro trimestre de 2021, na comparação com segundo, de acordo com os dados divulgados ontem (15/12), pelo Departamento de Economia e Estatística da pela Secretaria estadual de Planejamento, Governança e Gestão.
O resultado mostra que a atividade mantém uma retomada consistente no Estado, uma vez que no segundo trimestre o crescimento registrado foi de 2,9%.
Na comparação com o terceiro trimestre de 2020 o PIB da construção gaúcha cresceu 8,8%.
No acumulado do ano (janeiro a setembro de 2021), o setor apresentou desempenho positivo de 7,1% com relação ao mesmo período do ano anterior janeiro a setembro de 2020).
“Fecharemos 2021 com um desempenho positivo. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) estima um incremento de 7,6% e no RS o resultado deve ser similar. Acreditamos na continuidade do crescimento para 2022, talvez não na mesma intensidade, uma vez que este cenário favorável depende do rumo de questões macroeconômicas que estamos monitorando. Continuamos em alerta quanto ao comportamento dos preços dos insumos; à elevação da taxa Selic, que impacta nos juros para financiamento mobiliários, e ao aumento da inflação, que afeta a renda da população e, consequentemente, sua capacidade de consumo”, ressalta o presidente do Sinduscon-RS, Aquiles Dal Molin Junior.