Fórum de Transferência e capacitação traz novidades ao mercado
Associados interessados no engajamento ou detalhamentos das pesquisas podem enviar e-mail com a manifestação do tema para diretoria2@sinduscon-rs.com.br.
No dia 12 de abril o Fórum de Transparência Tecnológica e Capacitação, uma parceria Sinduscon-RS e UFRGS, promoveu um Workshop online para a apresentação de pesquisas já desenvolvidas e em andamento promovidas pela Universidade, que atendem a demandas de empresas da construção civil. No encontro foram abordados estudos sobre Desempenho, materiais, inovação e gestão.
Em desempenho foram apresentadas as pesquisas desenvolvidas em desempenho térmico e eficiências energéticas e de pinturas em fachadas.
Em um segundo momento, foram abordados estudos sobre como a gestão da informação tem alterando a produção. Aspectos relevantes também apontados pelos especialistas foram os benefícios do Lean Construction e BIM nos processos da construção civil, como maior controle de custos, agilidade e novas tecnologias trazidas com a utilização das ferramentas utilizadas durante a execução da obra como o BIM 4D, controle por drones e sensores nas edificações, programas computacionais modernos de planejamento e gestão visual, câmeras 360° e plataforma colaborativa. Finalizando este tema, foi falado sobre os benefícios da construção modular/industrializada para as incorporações e construtoras, uma tendência mundial, que implicará em mudanças de projetos, tecnologias, modelos de gestão e novos negócios.
Quanto a materiais, os destaques foram concretos e argamassas autocicatrizantes a partir da utilização de elementos vivos que atuam na cicatrização das fissuras. Nos concretos autolimpantes, destacaram-se estudos de produtos específicos que podem facilitar a limpeza das fachadas das edificações. Outro ponto abordado foi a argamassa estabilizada, com estudam que buscam soluções para a falta parâmetros de recebimento, normalização e manifestações patologias. Finalizando a parte de materiais, foi apresentado o tema fixação superior de alvenaria em edificações.
Na parte de inovação foram abordados estudos sobre a utilização de concretos considerados especiais (de alta resistência, pós reativos , com fibra, concreto branco, têxtil, com agregados por uso, permeável, entre outros). O uso do concreto têxtil na vedação interna das edificações teve destacado nas explanações, uma vez que mais elásticos tornam-se mais resistentes à fissuração.
A parte de inovação foi finalizada com uma grande provocação aos associados do Sinduscon-RS. A fomentação de uma grande rede de pesquisas em fachadas, por meio de uma aliança entre as empresas da construção e a UFRGS visando a melhoria do ensino BIM, de protocolos de entrega e cuidados com a edificação; rede tecnológica de esquadrias de vidro e diretrizes de eletro pontos em edificações em função dos novas tecnologias, a exemplo de automóveis elétricos.
“O Fórum é um esforço colaborativo entre o Sinduscon-RS e a UFRGS para incentivar a inovação e capacitação das empresas da construção civil, visando a melhoria de processo, qualidade, produtividade e desempenho.”
Luciani Somensi Lorenzi. Coordenadora do Instituto de Desempenho de Edificações da UFRGS
“Durante o Workshop foram apresentados trabalhos relevantes para a construção civil, que podem render excelentes resultados por meio da integração efetiva entre empresas e a Universidade. A expectativa com todas as ações promovidas pelo Fórum de Transferência Tecnológica e Capacitação é que se crie um ambiente colaborativo de divulgação de estudos e boas praticas, por meio do intercambio entre mercado e universidade”.
Rubem Piccoli, coordenador Fórum de Transferência Tecnológica e Capacitação, uma realização da Comat/Sinduscon-RS