Construção civil gaúcha registra estabilidade no terceiro trimestre de 2022
Resultados do PIB-RS do III Trimestre de 2022 divulgados hoje
Com uma queda de 0,1% , a construção civil gaúcha apresenta estabilidade no terceiro trimestre de 2022 na comparação com o trimestre anterior. Em relação ao terceiro trimestre de 2021, o Produto Interno Bruto da Construção apresenta um incremento de 6,1%, percentual muito próximo do acumulado do ano, entre janeiro a setembro, (6,6%), em comparação com igual período do ano passado.
No Brasil, a construção apresentou um desempenho positivo de 1,1% no terceiro trimestre em relação ao trimestre anterior. Em relação ao mesmo trimestre de 2021, o incremente foi de 6,6% e no acumulado do ano o desempenho nacional da atividade foi de 8,2%.
A economia do RS apresentou um crescimento de 1,3% no terceiro trimestre na comparação com o trimestre anterior. Em relação, ao mesmo período de 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) registrou queda de 2,8%. Os dados do trimestre (julho a setembro) apontam que o Estado teve desempenho superior ao Brasil (+0,4%) na comparação com os três meses anteriores. No entanto, os números são inferiores aos do país quando a referência é o mesmo período do ano passado (-2,8% contra +3,6%). No acumulado do ano, de janeiro a setembro de 2022, a queda no PIB do Estado é de 6,6%, enquanto no Brasil a alta é de 3,2%.
Os resultados da economia gaúcha no terceiro trimestre, período tradicionalmente marcado pelo menor impacto das atividades agropecuárias no PIB, foram divulgados nesta quinta-feira (15/12) pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG).