PIB do RS registra variação de -0,1% no terceiro trimestre de 2023
O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul apresentou variação de -0,1% no terceiro trimestre de 2023 na comparação com o trimestre anterior. Em relação ao mesmo período de 2022, a economia do Estado registrou variação de 0,1%. No Brasil, nas mesmas bases de análise, o PIB teve variação de 0,1% e 2,0%, respectivamente.
A queda na agropecuária foi o principal diferencial no desempenho do Rio Grande do Sul e do país na comparação do terceiro com o segundo trimestre de 2023. Enquanto no Estado a baixa foi de 15,5%, no país o segmento registrou queda de 3,3%. Na indústria, o crescimento de 1,0% foi sustentado pelo desempenho da indústria de transformação (+1,0%), a principal da economia gaúcha, e da atividade de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (+7,4%).
Na soma de 2023 na comparação com os três primeiros trimestres do ano anterior, a variação positiva do PIB do Rio Grande do Sul em 2,5% é sustentada pela agropecuária (mesmo com a estiagem do início do ano, se recuperou em relação ao período ainda mais severo de 2022, com alta de 26,5%), e pelos serviços (+2,9%). A indústria apresentou retração de 5,0% entre janeiro e setembro deste ano.
A Construção
O PIB da construção gaúcha apresentou igualmente uma variação de -4,5% no terceiro trimestre quanto comparado com o trimestre anterior. Em relação ao mesmo período de 2022, a construção gaúcha registrou uma queda de 6,9%. No Brasil, o setor apresentou uma queda, nas mesmas bases de análise, de -3,8% e de -4,5% respectivamente.
No acumulado do ano, o desempenho PIB da construção no RS, foi de -2,5% enquanto no Brasil foi de -0,9%.
Os resultados referentes ao terceiro trimestre do ano foram divulgados no dia 28 de dezembro pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG).