CPRT do Sinduscon-RS avalia resultados de seminários técnicos e debate novas obrigações legais
A Comissão de Políticas e Relações do Trabalho (CPRT) do Sinduscon-RS realizou reunião nesta terça-feira (11.11), abordando entre os temas os resultados dos seminários técnicos promovidos em 2025, que reuniram quase 200 participantes no Teatro do Sinduscon-RS. Os eventos contaram com a presença de profissionais das áreas de recursos humanos, engenharia de segurança, contabilidade e empresas prestadoras de serviços.
Durante o encontro, foram destacados os principais temas debatidos nos seminários, como diálogos de segurança, indicadores, documentação, Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) e ações voltadas à saúde e segurança do trabalhador, com foco na cultura preventiva.
A reunião contou também com a participação especial da corretora Elenice Machado, representante do PASI, seguradora de vida com foco em trabalhadores e parceira de longa data do Sinduscon-RS. Elenice apresentou as soluções oferecidas pela empresa e se colocou à disposição para orientar os associados sobre a adequação dos seguros atualmente adotados pelas empresas às exigências legais, bem como para propor melhorias e ajustes necessários.
Dúvidas e questionamentos sobre o tema podem ser encaminhados ao e-mail: juridico@sinduscon-rs.com.br.
Outro ponto relevante debatido pela CPRT foi o artigo 57, §3º, da Lei Complementar nº 214/2025, que estabelece a obrigação de negociação de benefícios com sindicatos de trabalhadores como requisito para obtenção de créditos fiscais.
