Construção mantém crescimento moderado no RS e desempenho alinhado ao cenário nacional
O melhor desempenho da construção civil gaúcha se evidencia no acumulado em quatro trimestres, quando o setor cresceu 2,9%, acima da média nacional (2,5%).
O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul cresceu 4,5% no terceiro trimestre de 2025, na comparação com o trimestre imediatamente anterior, com ajuste sazonal. O resultado superou o desempenho da economia brasileira no período, que avançou 0,1%, segundo dados divulgados no dia 30 de dezembro de 2025, pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).
A construção civil gaúcha apresentou crescimento de 0,4% no trimestre, resultado inferior ao observado no Brasil (1,3%), mas que indica manutenção da atividade em um cenário de maior cautela.
Na comparação com o terceiro trimestre de 2024, a construção no Rio Grande do Sul cresceu 1,2%, enquanto o setor avançou 2,0% no país. Ainda assim, o desempenho contribuiu para o crescimento de 3,7% da indústria gaúcha, superior ao resultado da indústria nacional (1,7%).
No acumulado de janeiro a setembro de 2025, a construção no Estado registrou alta de 1,9%, levemente acima da média brasileira (1,7%), evidenciando trajetória de crescimento alinhada ao cenário nacional.
Já no acumulado em quatro trimestres, a construção gaúcha apresentou crescimento de 2,9%, superando o desempenho do setor no Brasil (2,5%), reforçando a resiliência da atividade e sua contribuição para a economia estadual.
Sinduscon -RS na mídia
Jornal do Comércio
